sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Notas sobre as Olimpíadas de Inverno no Canadá...

Continuo aqui em Vancouver. Estão todos com um certo receio de que as coisas não deem certo nas Olimpíadas de inverno, por conta da ausência de neve. Porém, parece que essa não é uma situação inédita e diversas sedes já tiveram que recorrer à neve artificial e Vancouver será mais uma a utilizar esse artifício.
Esquiar ou praticar qualquer esporte na neve é bem diferente de fazê-lo sobre o gelo. Sim pois a montanha fica coberta por gelo e não por neve. O ideal, dizem os "entendidos" é um tipao de neve bem fina, parecendo um pó.
***
Porém a cidade está se transformando, vestindo uma nova roupa para receber os turistas. Os festivais estão tendo início nesse fim de semana. Uma das ruas em Downtown, Greenville, está sendo reformada - estão cobrindo com concreto, como a Marta fez com a Xavier de Toledo - e colocando umas esculturas... tipo a Rua Avanhandava. Durante a próxima semana eu tirarei algumas fotos para colocar no post.
Mas o que os habitantes de Vancouver realmente gostam é de falar mal das Olimpíadas. Como aspecto negativo podemos citar o aumento de preços. Imaginem qualquer cidade do litoral de São Paulo: você indo comprar o seu pãozinho de todo dia e se deparar com um aumento de preço do nada, do dia para a noite. Pois é isso que muitos estão reclamando. Muitas atividades cotidianas ou mesmo passeios familiares estão bem mais caros por conta da chegada dos turistas. Aliás, não consegui ver muitos turistas. Só vejo gente que está aqui para estudar inglês ou imigrantes.
Outro fato importante é a questão do dinheiro gasto nas Olimpíadas. Aqui como aí como em qualquer lugar, estão reclamando do preço das obras que, em muitos casos, vão ser maiores que o previsto. E aí vem a surpresa, que os jucakfourianos de plantão não sabem: haverá aumento de impostos a partir de julho. O aumento será de 3 pontos percentuais. Ou seja, a população local vai pagar o evento depois com seu dinheiro, sim senhor.
****
E a iniciativa privada?
Em vários equipamentos públicos, observamos a presença de mershandising privado ligado aos jogos. Nos ônibus o McDonald's, restaurante oficial, dominam suas laterais. A Coca-cola pagou um dinheirão para estampar sua marca nas paredes laterais dos túneis dos trens. Enfim, está entrando muita grana para esse evento que perde de longe em proporções para campeonatos de futebol em escala regional, como a Eurocopa, por exemplo.
A sim, a onda por aqui é a troca de televisões por Led Tv's e a aquisição de conversores de imagem Full HD.
***
Estive num estádio de Hockey. Por conta das Olimpíadas, os ingressos estavam todos vendidos. Consegui dois para meus alunos e só. Fiquei de fora. Por sinal, os cambistas agem com total indiscrição. Como a procura era grande, eles mantiveram os preços altos mesmo quando já terminara o primeiro quarto, afinal a demanda cresceu muito. Como odeio essas Olimpíadas de Inverno!!!
***
Falo mais do estádio, do que eu vi, depois.
***
O governo fez uma série de banners sobre as Olimpíadas. A população, obviamente, caiu de pau. O governo anunciou que vai transformar os banners em sacos para o material escolar das crianças serem colocados.
Aqui o papo ego...ops...ecológico é bastante difundido...
até mais.
Por outro lado, existem

Nenhum comentário: